A Via de Fuga surgiu com um objetivo bastante claro: Ajudar sobrevivencialistas e aventureiros a se preparar melhor para suas jornadas.
Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. Para compreender as necessidades de esportistas e preparadores exigentes é preciso ter experiência real de campo e muitas horas de pesquisa... E é aí que a nossa história realmente começa.
Em 26 de março de 2011 o primeiro texto foi postado em um humilde blog chamado "Sobrevivencialismo". O blog, criado por Julio Lobo e Bruno Freire, era uma iniciativa dirigida pela paixão por aventuras e a vontade de ajudar as pessoas a se informarem melhor sobre sobrevivência, dicas de equipamentos, preparação e defesa pessoal.
Naquela época - não tão remota - a internet não tinha muitas fontes de pesquisa sobre o assunto. Todos tinham que aprender na base da tentativa e erro ou com seus familiares e amigos próximos, o que era sempre arriscado.
Muitos textos depois, a equipe começou a crescer. O blog aderiu à nova tendência chamada Youtube, que na época não tinha canais especializados e era um projeto em sua fase mais inicial. A simples página estava ganhando complexidade, público e credibilidade. Com o esforço de produção ficando cada vez mais profissionalizado e focado em trazer conteúdos inéditos nacionalmente.
O blog foi promovido para Portal, por conta de sua imensa quantidade de conteúdos e variedade de seções. O Youtube foi profissionalizado e arrecadou um enorme público, nunca visto antes dentro dessa área em território nacional. O projeto todo estava em grande ascensão e havia chegado a hora do próximo passo.
De que adianta demonstrar equipamentos, tutoriais e reflexões sobre diversas técnicas se as pessoas não possuem uma loja de confiança para realizar suas compras? Pensando nisso, Ébano Dantas entrou na equipe para viabilizar a maior expansão que este projeto já havia visto: A criação de uma loja online focada em sobrevivencialistas e aventureiros.
Assim surge a Via de Fuga. Uma loja construída com base sólida: um portal com anos de conteúdo e criação de matérias de alta qualidade e credibilidade, administrada por pessoas que vivem aquilo que ensinam e sabem - na prática - o que realmente funciona e quais equipamentos merecem a sua atenção.